13 3222-4396 - Whats:13 99650-4396 - contato@espacopeledermato.com.br

Preenchimento Cutâneo

shutterstock_135010643

O que é o Preenchimento Cutâneo?

É uma técnica desenvolvida por dermatologistas, utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias como ácido hialurônico sob a área da pele a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade, com consequente melhora do aspecto. É um procedimento simples e rápido realizado no consultório, e que na maioria das vezes não necessita nem mesmo de anestesia. Para pessoas mais sensíveis, podem ser utilizados anestésicos tópicos, sob a forma de cremes, aplicados 30 a 40 minutos antes do preenchimento, para atenuar a sensação da picada da agulha.

Para que serve?

O preenchimento é muito utilizado para atenuar o sulco nasogeniano (popularmente chamado de “bigode chinês”), ruga que se acentua com o sorriso e vai do canto do nariz ao canto da boca, e/ou as ruguinhas ao redor dos lábios (popularmente chamado de “código de barras“). Também usado para aumento labial, correção de cicatrizes de acne, correção de olheiras profundas e reposição de volume em áreas da face onde ocorre perda de gordura com o envelhecimento, como as regiões malares.

O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento seguro?

O ácido hialurônico (Juvederm®, Restylane®, Surgiderm®, Teosyal®…) é considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido o mais utilizado dos preenchedores. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, segunda camada da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios.

Qual sua duração?

O ácido hialurônico é um preenchedor temporário, que é gradativamente reabsorvido pelo corpo. Assim sua duração pode variar de 9 a 18 meses, sendo necessária nova aplicação após este período.

Existe algum preenchedor definitivo? É seguro?

O polimetilmetacrilato não é reabsorvido pelo organismo e foi muito utilizado no passado, para correção de sulcos profundos e para alteração do contorno corporal. Existem casos descritos na literatura médica de aparecimento de rejeição tardia a preenchedores definitivos, desta forma não utilizamos este tipo de preenchedor na rotina de nossa clínica para tratamentos estéticos.

Quais são os cuidados antes e depois do preenchimento?

O paciente deve chegar ao consultório cerca de 40 minutos antes de seu horário, a fim de realizar anestesia das áreas a serem tratadas com creme anestésico. Isto torna o procedimento mais confortável para o paciente. Faz-se a assepsia da pele antes do início do procedimento, cuja duração pode variar de 20 a 40 minutos dependendo de cada trabalho. A aplicação do produto sob a pele é feita com agulhas ou cânulas estéreis.
Podem ocorrer: edema, inchaço, vermelhidão, eritema e até mesmo aparecimento de manchas roxas ou hematomas nas áreas tratadas com o preenchimento. Em geral, surgem do primeiro para o segundo dia com resolução rápida, em torno de até 7 dias. Podem ser utilizados Hirudoid® gel ou creme, além de maquiagem corretiva.
O paciente deve evitar e/ou descontinuar o uso de vitaminas C, E, Ginko Biloba, AAS/Aspirina cerca de 3 – 4 dias antes do procedimento, pois estes podem modificar o tempo de coagulação, aumentar a chance de hematomas e manchas roxas após o preenchimento.